Sou babaca por ter agido dessa maneira?
Olá, sou novo aqui, minha história é o seguinte:
Eu (23) estava namorando uma menina (21M) e nosso relacionamento foi muito conturbado, ela tinha Transtorno Borderline, e eu sabia disso desde que éramos amigos, mas vou tentar não voltar muito na história, porque é bem grande.
Nós começamos a namorar porque eu já tinha tido sentimentos por ela, e não muito tempo atrás ela também criou sentimentos por mim, então, mesmo que fosse complicado, tanto pelo transtorno dela, quanto por eu também não bater muito bem da cabeça, nós combinamos tentar. Acontece que, por conta de seu borderline, ela passou boa parte do nosso relacionamento entrando em episódios de Splitting, nos quais sua visão de mim constantemente mudava, ela passava de ódio, para nojo, para amor, constantemente, e mesmo que eu e ela soubesse que era coisa do transtorno e ela realmente me amava, era algo que me afetava, já que muitas vezes nesses episódios, eu tinha que me afastar, porque era muito difícil para ela controlar. E durante esses episódios, era complicado para ela demonstrar amor, afeto, que foi algo que comecei a entrar em carência dentro do relacionamento. Era extremamente difícil ela expressar seu amor pra mim, na maior parte das vezes o "eu te amo" começava por mim e eu mal conseguia ficar ou ter qualquer tipo de atividade com ela durante esses episódios, que eram tão frequentes, então também sentia falta da presença. Quando eu chamava atenção sobre a falta que eu sentia de fazer algo com ela ou a falta que eu sentia de seu afeto, ela dizia que se sentia pressionada e sufocada, oque eu estranhava um pouco, porque na minha cabeça isso deveria ser o mínimo num relacionamento.
Tudo isso começou a pesar minha mente e fazer com que eu me sentisse desvalorizado e afetando minha auto confiança em nosso relacionamento, e não só isso, mas em alguns episódios ela também explodia comigo, jogava muito estresse pra cima de mim e me ofendia, e mesmo que eu buscasse ao máximo ser compreensivo, até por conta do transtorno, as vezes isso batia em mim, e um erro que cometi foi em nunca ter avisado, porque eu realmente queria respeitar os comportamentos dela.
Depois de um tempo com nós aguentando isso, ela definiu que não iria conseguir no momento, e terminou comigo, fiquei arrasado, porque era algo que ambos concordaram em tentar, mas entendi os motivos dela e tentei aceitar. Nós conversamos e concordamos em dar um tempo e tentar novamente depois.
Durante esse período os episódios dela diminuíram bastante, aparentemente o relacionamento era demais pra ela, mas ficamos de bem por um tempo e mantemos contato.
O problema surge agora... recentemente ela voltou a falar com um amigo que conheceu praticamente na mesma época que começamos a nos falar, e eles dois tiveram um caso maluco no qual ambos chegaram a achar que se gostavam, mas segundo ela, ela só gostava da atenção, e não foi nada profundo ou romântico. Nessa época ela vivia falando dele no meu chat, surtando por causa dele no Twitter, e eu era obrigado a assistir tudo de camarote, porque mesmo que eu estivesse começando a gostar dela na época, não tinha oque eu fazer. Então eu expliquei, que apesar que nós não estivéssemos mais num relacionamento, a aproximação dos dois me incomodava bastante, por conta de tudo que rolou entre os dois no passado, e que eu fiquei assistindo, e então ela começou a dizer que sou inseguro e ciumento e estava projetando isso nela e manipulando-a quando dizia que a presenca dele me deixava mal, e que não havia motivos pra isso, porque eles não tiveram e não têm nada.
De início eu fui relutante, e expliquei que realmente eu estava sem auto confiança em relação a isso, porque grande parte do tempo em nosso relacionamento eu me sentia desvalorizado, não me sentia amado e isso acabou afetando minha cabeça, e juntando com a reaproximação dela com esse rapaz, resultou num desconforto muito grande em mim, considerando tudo que rolou entre eles. Ela ficou muito irritada com isso e me bloqueou, de tudo, mas depois de um tempo eu consegui contato de volta e me desculpei sobre minha falta de confiança e ela se desculpou sobre como me tratou durante esse tempo, já que eu nunca havia falado antes, porque como a reação normalmente dela pra quase tudo era o estresse e ser defensiva, isso acabou alimentando um medo em mim de conversar com ela sobre oque deveria ser conversado num relacionamento e oque me incomodava (os episódios que falei) e eu evitava (oque foi erro meu, admito).
Isso tudo pra dizer que, eu realmente nunca fui do tipo ciumento, nunca impedi que ela fizesse algo com amigos ou evitasse que ela saísse, pelo contrário na verdade, sempre encorajei ela a se distrair, mas acho que esse caso com esse amigo dela, que já era sensível pra mim, se tornou mais ainda, por conta de toda insegurança que me foi alimentada durante nosso relacionamento, a falta de afeto, presença e carinho, que acredito que deveria ter num relacionamento e que eu tinha como necessidade, já que eu sempre busquei ser amoroso com ela, mesmo que não fosse muito da minha personalidade também, e não recebia de volta, as vezes me sentia catando migalhas...
Então, eu sou babaca? Será que realmente sou ciumento e manipulador como ela me pinta ser, por me incomodar com um amigo que ela voltou a falar e já quase teve um caso, onde eu vivia vendo ela surtando por ele em nosso chat durante nossa amizade antigamente, antes do nosso relacionamento? Não nego minha culpa nisso tudo, nada justifica meus ciúmes, mas acho que o comportamento dela durante todo esse tempo comigo tenha alimentado essa insegurança e criado boa parte do ciúmes que senti, e de qualquer forma, ainda estou analisando toda situação.