Escolas militares não deveriam ser legais.
Eu acho bastante estarrecedor que escolas militares existam por aí tranquilamente sem nenhum tipo de problema. Eu acho isso um furo nas nossas leis, deveria haver mecanismos legais para nos protegermos disso.
Primeiro que militar não tem nenhum tipo de treinamento para saber lidar de maneira apropriada com crianças e adolescentes. Essa não é a profissão deles. No máximo eles deviam dar uma palestrinha pra estudantes de vez em quando. Agora deixar pessoas despreparadas constantemente "disciplinar" alunos? Credo.
Segundo que todo mundo sabe que são escolas públicas que estão lá para os filhos de policiais/soldados. Não vejo motivos pra eles serem uma casta especial que precisa de escolas só pra classe deles. Isso sem contar o cabine de empregos nojento que são esses colégios, um monte de gente do exército/polícia lá ao invés de estarem exercendo funções úteis para a sociedade.
Terceiro que todo o modelo militar aplicado pra estudantes é completamente irracional. Okay, você quer que os estudantes ficam quietos na hora da aula e respeitem o professor. O que raios isso tem a ver com usar farda estilo militar? O que isso te a ver com marchar no sol? O que isso tem a ver com cortar cabelo todo mês? Talvez essas regras façam algum sentido em um quartel, não para estudantes. Isso não afeta em nada o resultado final. Eu acho que a ideia por de trás é extremamente sádica: a ideia é que os alunos se sintam constantemente subjugados e oprimidos. Não existe nada de pedagógico e educacional nisso.
Eu acho que existe um nível de razoabilidade nas coisas. Se uma escola religiosa quer fazer os alunos terem uma aulinha de ensino religioso e fazerem uma oração por dia, tudo bem. Agora se uma escola religiosa fizesse os alunos e alunas se uniformizarem de frei e freira, fizessem eles rezarem um rosário por dia ajoelhados, etc, seria um escandalo. Pq só os colégios militares ainda tem permissão pra fazer esse controle doentio na vida dos alunos?
Estudei por anos no "colégio da polícia" daqui da região. Eu sinto que a experiência só me fez ficar constrangida e afetou negativamente o meu desenvolvimento. Uma sociedade que não consegue ver soluções para a educação além de militarizar tudo já falhou.