A tentativa de apagar o 13 de maio
Bom, todo ano temos esse debate mas acho que chegou minha hora de problematizar.
Todos nós sabemos que o movimento negro brasileiro não gosta do 13 de maio porque depois de feita a abolição os ex escravizados não foram inseridos na sociedade e não foram alvos de nenhuma política pública. Além é claro do argumento de que o 13 de maio teria sido uma concessão da "princesa branca", argumento extremamente frágil e que não está assentado em nenhuma historiografia séria fora do campo marxista.
O primeiro ponto: Quando se diz que o 13 de maio foi uma concessão da princesa Isabel se está fazendo o jogo da elite porque foram eles logo após a república que buscaram emplacar essa interpretação e com um objetivo claro: Apagar o movimento abolicionista da história. Você não precisa ser monarquista e nem nada do gênero para reconhecer que a república no Brasil foi uma vitória da oligarquia rural, spenceriana, cujo o maior ideólogo foi Alberto Sales, irmão de Campos Sales.
Segundo ponto: Essa iconoclastia em relação a data é péssima porque o que eu mais vejo hoje são pessoas que preferem exaltar o movimento negro americano do que os abolicionistas brasileiros que não ficavam em nada para trás. A pessoa cresce no Brasil sem essas referências que muito poderiam inspirar as pessoas e você só descobre estudando por conta própria e vê a grandeza que eles representaram não só como movimento no século 19 mas também como uma ideia.
Terceiro ponto: Nada impede um convívio harmônico entre o 13 de maio e o dia da consciência negra. Mais uma vez destaco como não gosto dessa "iconoclastia" que busca destruir um para exaltar outro que se melhor encaixa nas narrativas e na visão de mundo particular das pessoas.
Bom, esse debate daria para escrever uma bíblia e tem uma complexidade que não dá para discutir por rede social. Todo movimento que culminou no 13 de maio é mal lido, mal compreendido e mal interpretado. Ao tentar destruir a data você também está tentando apagar a memória dos abolicionistas e toda a sua luta que vem desde 1880 e portanto fazendo o jogo das "elites brancas" que tanto se criticam. O movimento negro deveria ressignificar a data como uma exaltação a luta pela liberdade dos negros, exaltando TODOS os abolicionistas e não apenas aqueles que convém, "ah mas o Rebouças era monarquista", NÃO INTERESSA, o papel central que ele tem no movimento não apaga e nem o diminui de forma alguma independente das suas convicções. Foi o mais completo abolicionista e defensor da causa no seu tempo.