O príncipe de Maquiavel é um livro superestimado e desinteressante.
De ontem para hoje li até a pág 50, e não curti. Acho que não é um livro para mim.
Maquiavel começa oferecendo sua principal fortuna à nós, o conhecimento, e trata até o momento de como governar um principado, seja ele conquistado pela virtude ou herdado.
O cara fala sobre fazer alianças, estratégias para controle das nações conquistadas, e outras coisas que se eu fosse um rei, acharia muito bacana, mas que para minha vida, não vejo muita utilidade.
Estou lendo a edição comentada por Napoleão e Cristina da Suécia. Pós as páginas aparece em linhas menores Napoleão ou ela palpitando ou concordando de forma rasa sobre o que foi dito.
Nunca fui de ler obras complexas, e por ser antiga, me incomoda muito a linguagem refinada que usam, e percebo que para eu compreender inteiramente a obra, necessitaria de um conhecimento prévio sobre o caos europeu da época.
Maquiavel fala muito sobre Alexandre o grande, fala de Roma, fala do Reino de Nápoles, de umas tretas entre a França e a Itália, e outras coisas para contextualizar o que diz, porém, entre tudo isso fico eu perdido.
Alguém já teve experiências parecidas na leitura? Não gosto de abandonar livros pela metade, porém não sei se gostaria de passar mais tempo lendo apenas por ler.